Procure por conteúdos específicos:

Gestão dos custos de produção na pecuária de corte

A gestão dos custos de produção é essencial para garantir uma margem de lucro positiva e obter sucesso na pecuária de corte.

Procure por conteúdos específicos:

Profissionalismo, planejamento e acesso a informações confiáveis são fatores de elevada importância estratégica para crescimento da agropecuária. Porém, boa parte dos pecuaristas de corte não utilizam de técnicas e ferramentas de gestão para melhorar a rentabilidade dentro da porteira.

No cenário atual, sob condições acentuadas de riscos e incertezas no mercado da pecuária de corte, é imprescindível o gerenciamento de forma otimizada e a tomada acertada de decisões com base em informações técnicas, econômicas e mercadológicas

Nesse sentido, determinar e conhecer o custo de produção ajudará a definir o sucesso ou não da atividade. 

A rápida identificação dos principais gargalos dentro do sistema produtivo pode motivar intervenções assertivas, a fim de aumentar a eficiência produtiva. Entretanto, mesmo diante desta constatação, boa parte dos produtores rurais ainda adota decisões condicionadas apenas à experiência na atividade, à tradição, ao potencial da região e à disponibilidade de recursos financeiros e de mão-de-obra. 

Verificar que a rentabilidade é ou está baixa não é tarefa difícil; contudo, o produtor encontra dificuldade em quantificar e identificar os pontos que precisam ser trabalhados. Por isso, o processo de coleta de dados, análise e concentração de esforços em uma boa gestão de custos podem garantir a sustentabilidade do negócio.

Ferramenta gerencial como solução

Considerando os avanços tecnológicos já alcançados, diante da Pecuária 4.0, implantar softwares para a gestão financeiro-econômica especializada na temática rural configura-se, hoje em dia, num caminho lógico e fácil a ser seguido e a utilização destas ferramentas pode ser adotada diretamente pela fazenda ou por intermédio da sua equipe de assistência técnica

Com longa experiência em produção de gado de corte, Régis Ferreira, consultor da equipe de corte da Rehagro, falou extensamente sobre o assunto durante evento de lançamento do Bovitech Salga, realizado em 29 de novembro de 2021, em Cuiabá (MT).

Para o consultor, é preciso atuar dentro do sistema produtivo com um modelo de gestão que, na prática, traga resultados e entrega benefícios, diminuindo gastos e aumentando produção. “Nós estamos atuando naqueles gastos que não tem interferência na produção final, nós vamos gastar no momento certo de gastar… O herbicida na época certa, o adubo na hora certa, a semente na hora certa, a reprodução na hora certa e o manejo de GMD na hora certa. Porque a gente consegue aumentar a produção com o mesmo gasto ou às vezes com um gasto até menor.  Se eu diminuo gasto e aumento a produção, automaticamente a gente diminui o custo e no final das contas o lucro será a receita menos o custo, interferindo diretamente no resultado”.

Com isso, o empresário rural saberá como produzir visando obter os melhores resultados econômicos possíveis. A análise sobre os custos de produção é importante para o fornecimento de subsídios, objetivando o uso mais racional dos fatores produtivos, favorecendo o aumento da renda do pecuarista.

Gestão dos custos de produção 

A decisão em relação a um sistema gerencial automatizado de informações que atenda às demandas do negócio é fundamental para que o pecuarista de corte esteja informado sobre a composição e o comportamento de seus custos, visando elaborar estratégias de ação fundamentadas em dados confiáveis, e que busquem as melhores alternativas possíveis referentes ao planejamento e à execução de atividades.

Além disso, a gestão dos custos de produção também necessita de um direcionamento com base na Gestão de Pessoas. O simples fato de controlar os custos da fazenda fará com que toda a equipe passe a dar mais importância a detalhes que antes passavam despercebidos. Tal procedimento, em muitos casos, inclusive na produção rural, pode levar a uma melhoria na postura capaz de, por si só, reduzir os custos.

Para conferir outras dicas sobre custos de produção em fazendas de gado de corte, assista ao vídeo da palestra do Régis Ferreira durante o lançamento do Bovitech Salga:

Para acompanhar a live na íntegra e assistir a outras palestras como da Lygia  Pimentel e Vilson Simon, acesse a página do evento:

Onde mora o lucro dentro da fazenda?

Quer receber mais conteúdos para evoluir sua gestão de corte?
Assine nossa newsletter!

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pela Bovitech

Veja Também: