Gado Senepol

Informações sobre a raça e o desenvolvimento da raça Senepol no Brasil

Sobre a Raça Senepol

Rebalho Senepol

Descendente da mistura das raças N’Dama (proveniente do Senegal) e Red Poll (proveniente da Inglaterra), a base da raça de gado Senepol foi estabelecida geneticamente em 1918, nas Ilhas Virgens, Caribe.

O objetivo do desenvolvimento genético do gado Senepol se deu pela necessidade de gerar uma espécie de bovino que apresentasse características superiores de reprodução em climas tropicais e pobres de pastagem.

Muitas tentativas de introdução de uma nova raça de bovino fracassaram devido à grande sobrecarga climática e escassez nutricional até a chegada do gado Senepol.

O rebanho original do gado Senepol, de propriedade de Henry C. Neltropp, foi distribuído aos pecuaristas locais formando, assim, 4 rebanhos primários com desenvolvimento constante.

Por ser uma raça nova, desde a chegada do gado Senepol, os dados sobre o desenvolvimento dos animais foram armazenados para que formassem o que conhecemos hoje como a base do sistema de registro de associação da nova raça.

O gado Senepol chega aos Estados Unidos

Somente 59 anos depois, em 1977, depois de vários testes com a nova raça, foi que 22 bovinos da raça Senepol chegaram aos Estados Unidos.

Atualmente, a SCBA (Senepol Cattle Breeders Association – Associação de Criadores de Gado Senepol), possui em sua base 500 criadores e pouco mais de 60 mil exemplares da raça em seu banco de dados.

O sucesso do desenvolvimento da raça superou as primeiras expectativas e, assim, o gado Senepol chegou a outros países como Austrália, Canadá, República Dominicada, Equador, Venezuela, entre outros países cuja adaptação ao clima quente e tropical se faz necessária.

O gado Senepol no Brasil

Senepol

Se a raça foi desenvolvida com a premissa de estar adaptada ao clima tropical, parece lógico que em breve a raça chegaria ao Brasil, o que aconteceu em meados do ano 2000, vinda tanto dos EUA como de Saint Croix, Ilhas Virgens, onde se concentravam os melhores exemplares Senepol.

Dois líderes genéticos e fêmeas selecionadas Senepol garantiram que os pecuaristas brasileiros multiplicassem a qualidade de seus rebanhos, fazendo com que o Brasil se tornasse referência para a genética mundial.

Características da raça Senepol

A fácil adaptação ao clima tropical é apenas uma das muitas características positivas do gado da raça Senepol, uma raça 100% taurina.

Reprodução

Novilho Senepol

Os animais da raça apresentam precocidade, tanto sexual como de acabamento. Os touros têm alta libido e, um único bovino, é capaz de cobrir cerca de 50 vacas, mesmo com calor intenso.

A precocidade sexual possibilita que os garrotes estejam aptos a iniciarem a vida reprodutiva mais cedo que as outras raças, pois a taxa de crescimento dos exemplares é bastante alta.

Isso, para o pecuarista, significa uma economia real, pois, em outras raças, é preciso adquirir dois touros para cobrir a mesma quantidade de vacas. Os exemplares machos da raça Senepol garantem 100% de eficiência no cruzamento industrial.

Por volta dos 14 meses de idade as fêmeas entram no primeiro cio e se encontram capacitadas para reproduzir. Os partos são fáceis, o que dá maior vigor aos bezerros. Algumas novilhas já recebem a inseminação artificial também aos 14 meses.

As fêmeas da raça são altamente férteis e com elevado instinto materno às crias. Não são agressivas com os cuidadores das crias, como os exemplares de outras raças.

Desmame

As fêmeas da raça Senepol são boas leiteiras e o período de amamentação dura 268 dias e, em seu pico, a produção chega perto dos 11,5 kgs de leite. O desmame dos bezerros acontece quando estes atingem até 60% do peso da mãe.

Animais dóceis

A docilidade dos exemplares da raça Senepol contribui para que o manejo seja eficiente e sem risco. São animais mansos, inteligentes e de boa índole.

Caráter Mocho

O caráter mocho é dominante em quase que na totalidade da cria. Isso descarta a necessidade do manejo de descorna e reduz/elimina o risco de acidentes no cotidiano da pecuária.

As características dos bovinos da raça Senepol são padronizadas em cor da pelagem, que pode variar de amarelo claro ao vermelho, no tamanho dos exemplares e no caráter mocho, que é dominante no rebanho.

Essa dominância do caráter mocho possibilita que as crias, mesmo nos cruzamentos com outras raças, nasçam mochas em 95% dos casos.

Resistentes às infestações

A raça N’Dama, da qual o gado Senepol é oriundo, é a única raça que apresenta resistência natural à mosca causadora da Doença do Sono, também conhecida como Tsé-Tsé, e aos carrapatos.

Isso acontece por causa da alta velocidade de coagulação superficial, o que dificulta a ação desses agentes de doenças.

Essa característica importante é passada a todos os seus descendentes, inclusive ao gado Senepol.

Manejo especial desnecessário

A docilidade característica da raça Senepol possibilita que os bovinos possam se adaptar facilmente às várias condições manejo. Desde o nascimento do bezerro, a simplicidade do manejo é bem notada.

Esse fato contribui para que o pecuarista sinta maior segurança em relação ao baixo risco de perda de rebanho, quando comparado às outras raças.

Longevidade

Há relatos de exemplares nas Ilhas Virgens que chegam de 15 a 20 anos em plena capacidade reprodutiva.

Conheça mais sobre a reprodução e criação da raça Senepol no vídeo desenvolvido pelo programa Ouro Fino abaixo.