Vantagens na utilização de silo bolsa no armazenamento de grãos.

Vantagens na utilização de silo bolsa no armazenamento de grãos.

Atualmente o Brasil é um dos maiores produtores de grãos do mundo, na safra 2016/2017 segundo dados do 9° Relatório de acompanhamento de safra da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) a produção de grãos brasileira bateu a casa dos 234 milhões de toneladas, este número representa 25% a mais dos que a safra 2015/2016. 

Sendo esses números muito bem vindos, em vista do atual cenário econômico brasileiro, porém ao lado destes números tão bons para a economia nacional dados do mesmo órgão do governo (CONAB) a capacidade estática de armazenamento atual gira em torno de 150 milhões de toneladas. Fazendo uma conta simples é possível verificar que atualmente nossa capacidade de armazenamento é de pouco mais de 60% do total produzido. Onde armazenar o "excedente" da safra?

A melhor opção sem sombra dúvidas é a utilização de silo bolsa. Visto que a capacidade de armazenamento é medida pela área que você tem disponível para acomodar os imensos tubos de lona plastica e não mais medido pelo tamanho do silo que você construiu no ano anteior. Outro ponto muito positivo na utilização do silo bolsa é que a sua capacidade de armazenamento aumenta com apenas algumas ligações e depois de 1 ou 2 semanas que é o tempo de entrega estimado do produto você já possui condição de armazenar a quantidade de grãos que tiver área disponível.  Diferentemente dos silos convencionais de concreto ou de metal, que por mais rápido que seja a construção nunca chegará na mesma velocidade que uma simples compra de silo bolsas.  

Outros benefícios que podemos ressaltar é que o produtor tem condição de ele mesmo estocar a própria produção em casa, sem depender dos armazéns. O valor cobrado por estas empresas para o serviço de recebimento, armazenagem e o desconto referente a impurezas e umidade é bastante alto, e aumenta a cada dia que passa, pois o valor é cobrado

Data 13/06/2017